
Todo mundo merece ter dignidade para viver. E é exatamente o que o projeto Banho digno faz com pessoas em situação de rua em Fortaleza (CE). Só que o trabalho lindo e importante que eles fazem, está correndo o risco de parar de vez.
A van que abriga os chuveiros teve o motor quebrado e precisa de outros reparos mecânicos. Sem ela, o banho não chega. Sem ela, o projeto parou. Como o trabalho é totalmente voluntário, não há fonte de renda para o conserto.
A idealização partiu do Milton Mendes, que em 2017 ouviu um pedido especial e, desde então, tem abraçado a missão e transformado o dia de crianças, adultos e idosos que não tem um banheiro e um chuveiro quentinho.
“Quando um homem me pediu um banho, aquilo mexeu comigo”
O projeto funciona no centro de Fortaleza e circula por alguns bairros esporadicamente. Nas ações, o Milton e a equipe dele organizam as turmas dos banhos e, em caso de crianças, dão todo o cuidado necessário, com fraldas, talco, perfume e roupinhas limpas.

AJUDE O PROJETO
A van está parada. E o projeto também.
A van que faz tudo acontecer quebrou. O motor precisa ser consertado e uma revisão completa é urgente. Além disso, os produtos usados nos atendimentos – como toalhas, fraldas, xampus, cremes dentais e sabonetes – acabaram.
Sem esse apoio, o projeto não consegue voltar às ruas. E tantas pessoas seguem sem acesso a algo básico.
A sua doação vai ajudar a:
- Consertar o motor da van e garantir a manutenção mecânica;
- Repor o estoque de produtos de higiene;
- Manter o projeto funcionando por pelo menos dois meses, até que novos apoiadores surjam.
“Um banho pode parecer pouco pra quem tem tudo. Mas pra quem não tem nada, é tudo.”
Essas são as palavras de Milton, que sonha em ver novamente as crianças sorrindo com o frescor de um banho, as mães podendo cuidar da higiene dos filhos e as pessoas em situação de rua se sentindo vistas, respeitadas, acolhidas.
Vamos juntos devolver o Banho Digno para as ruas?